terça-feira, 29 de maio de 2012

Marcha das Vadias



No último sábado pirigas do Rio e de São Paulo foram às ruas, lindas, politizadas e com dizeres super inteligentes, para lutar pelos direitos da mulheres. A manifestação de que estamos falando é a Marcha das Vadias, um movimento que se opõe à culpa atribuída às mulheres vítimas de estupro ou qualquer violência sexual por causa de suas roupas, comportamento ou estilo de vida. Afinal a constituição nos dá o direito à livre expressão, e o uso de decotes, shortinhos, e até de carne, se a gente quiser (vide o Gagaísmo).

O manifesto também tem entre suas bandeiras a luta contra o estupro, a supremacia masculina, a exploração sexual infantil e adolescente, fobias relacionadas ao sexismo, e é à favor da regulamentação do trabalho de prostituta e do aborto. Basicamente quer o direito a uma proteção do estado para ser dona de do nariz, do peitinho, e do corpinho todo, e ser respeitada por suas escolhas.

A primeira Marcha das Vadias ocorreu em fevereiro de 2011, organizada por estudantes da Universidade de Toronto, no Canadá, após um policial, em palestra sobre segurança no campus, ter sugerido que as estudantes deveriam evitar se vestir como "vagabundas" para não serem vítimas de estupro e assédio sexual. Depois outras outras marchas rolaram em vários países, como México, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Holanda, Suécia, Argentina e até mesmo na Índia.
A passeata já rolou, mas a ideia fica.
Meninos, nos respeitem. 
Meninas, não se submetam. 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...